Centro de Actividades de Tempo Livres

O Centro de Actividades de Tempo Livres (cATL), assume-se como um espaço integrado, de respostas flexíveis, instrumento de conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, procurando contribuir para uma maior qualidade de vida.

Destina-se a crianças que frequentam o 1º e o 2º ciclo e consiste num espaço de ocupação dos tempos livres com actividades inovadoras e motivantes, proporcionando, simultaneamente, a aprendizagem e o divertimento. Tempo livre significa tempo de imaginar, criar, brincar, experimentar, optar, aprender, interagir, crescer, de tudo que é importante para um desenvolvimento pessoal pleno.

O cATL tem como objectivo promover o desenvolvimento global das crianças participantes, proporcionando-lhes experiências diversificadas que permitam explorar diferentes áreas, aprendizagens, capacidades, gostos, motivações…

Pretende-se que tenham contacto com a arte, a ciência, a cultura, o desporto, a natureza, a cidade, o campo, com a cidadania e com todas as áreas da vida que contribuam para o seu desenvolvimento como pessoas. Incluem-se momentos para aprofundar as aprendizagens escolares formais, pretendendo que seja, globalmente, um tempo distinto e complementar àquele que é passado na escola, enriquecido com interacções e aprendizagens diferentes.

Para concretizar este projecto são fundamentais as parcerias, uma vez que estão programadas várias actividades no exterior para dar conhecer às crianças outras entidades e outros espaços existentes.

O cATL da Fundação é prova viva da grande dinâmica de parceria da Instituição. Através de um acordo tripartido com a Câmara Municipal de Estarreja e o Agrupamento de Escolas de Avanca, o projecto está formatado de acordo com as necessidades das famílias e da comunidade, funcionando nas instalações da Casa do Freixieiro e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da Bandeira, da Congosta e do Mato. Proporciona o acompanhamento aos utentes do 1º ciclo nos períodos de extensão de abertura dos espaços escolares (7:30h às 9:00h) e de encerramento (17:30h às 19:30h), enquanto, para as crianças do 2º ciclo desenvolve actividades nas instalações da Fundação. Nas interrupções lectivas de Natal, Páscoa e Verão, desenvolve um vasto programa de actividades que integram actividades ocupacionais culturais e artísticas, de actividade física e de lazer.