Desde a sua instituição, a Fundação Benjamim Dias Costa tem sede e actividade principal na secular Casa do Freixieiro, um solar do séc. XIX, edificado pela família Côrte-Real. Adaptado inicialmente pelo instituidor Adelino Dias Costa às primitivas funções, o solar, inserido num propriedade com cerca de 3000m2, foi reconstruído e adaptado entre 2001 e 2005 e acrescentado de um amplo edifício que alberga os serviços gerais e a que foi dado o nome de António Dias Costa, em homenagem a uma das personalidades mais marcantes da vida da Fundação.

Serviços comuns

Compreendem despensas, cozinha, refeitório,11-1 sala de formação, ginásio polivalente, acessos vários (incluindo a rampa para o 1º andar), arrumos, instalações sanitárias, lavandaria e salas de maquinaria. Ocupam uma área total aproximada de 400m2.

Creche e Pré-Escolar

Estas respostas sociais ocupam o edifício central, com o contorno do antigo solar e uma área total superior a 600m2, distribuída por 2 pisos.
No rés-do-chão situam-se 4 salas de actividade, instalações sanitárias, arrumos e gabinete médico.
No 1º andar funciona a Creche, repartida entre copa, berçário, 3 salas de actividade, instalações sanitárias e acessos. Neste piso está, ainda, situada a sala nobre que acolhe as reuniões dos órgãos sociais e as recepções institucionais e que é servida por uma monumental escadaria em granito, peça do solar original.

Serviços Administrativos

Ocupando aproximadamente 200m2, os serviços administrativos são servidos por 2 gabinetes, secretaria, sala de reuniões, instalações sanitárias e servem como entrada principal.

A Fundação possui, ainda, instalações anexas de apoio ao funcionamento do cATL.
No espaço exterior, um jardim de ervas aromáticas ocupa o espaço onde outrora existiu um roseiral. Vivem ainda algumas das antigas camélias num dos relvados e permanecem os corredores de buxo e o canavial, junto às antigas condutas de rega.