Enquadramento

A resposta social de pré-escolar destina-se a crianças entre os três e os cinco anos e conta com quatro salas de grupos heterogéneos que comportam as faixas etárias dos três, quatro e cinco anos, oferecendo resposta a 90 crianças. O pré-escolar pode fazer a diferença na vida dos mais novos, ensinando-os a crescer, mais do que a aprender as primeiras letras ou números. É um local que incentiva a criança a ser activa, que a encoraja na descoberta, que respeita a sua individualidade, que considera a diferença de ideias boa e desejável, que lheLittle girl playing with colors reconhece o direito de errar, valorizando a correcção, que estimula a comunicação, que tolera a ambiguidade, dando valor ao bom comportamento, à educação e às regras.

Para além das actividades desenvolvidas com a finalidade de trabalhar as Áreas de Formação Pessoal, de Expressão e Comunicação e de Conhecimento do Mundo, são ainda desenvolvidas as seguintes actividades: Inglês, Educação Musical e Psicomotricidade. É essencial a grande qualidade dos colaboradores, cujos conhecimentos, competências, treino e formação adequada são privilegiados.

O Pré-escolar é a primeira etapa da educação, que consiste na prestação de serviços tendo como princípio o desenvolvimento equilibrado das crianças desde os três anos de idade até ao seu ingresso no ensino básico, sendo complementar da acção educativa da família e devendo estabelecer com a mesma uma estreita relação. Incentiva a participação das famílias no processo educativo e estabelece relações de efectiva colaboração com a comunidade.

Inglês

speak-english - pre escolarO projecto de actividade de Língua Inglesa para a educação pré-escolar surge no sentido de proporcionar iguais oportunidades a todas as crianças, bem como contribuir para uma melhor qualidade e inovação no processo educativo dos utentes.

Estas sessões de Inglês têm como objectivo proporcionar um primeiro contacto com a língua, de uma forma lúdica, descontraída e espontânea, com aplicação de métodos didácticos diversificados, visando a motivação para a aprendizagem, nomeadamente através de jogos, canções, histórias e trabalhos manuais.

Educação musical

Através da experiência musical, as crianças na fase pré-escolar vão coClave-de-Sol21ntrolando o seu próprio corpo, as suas possibilidades de expressão e vão elaborando uma imagem de si mesmas, das suas características e aptidões. Nestas idades, as crianças gostam de música porque lhes dá segurança emocional e confiança.

A música, enquanto linguagem, facilita a representação interna de vivências, sentimentos, sensações e pensamentos. Graças à música e aos suportes expressivos (a voz, o próprio corpo, o gesto ou as representações gráficas), as crianças podem representar e interpretar a realidade. A educação musical ajuda-as, por um lado, a alcançar a autonomia dos seus movimentos e atividades e, por outro, a desenvolver as habilidades e capacidades básicas para a aprendizagem.

Psicomotricidade

A Psicomotricidade no Ensino Pré-escolar implica três parâmetros fundamentais:

  1. O Corpo – conhecer e dominar;
  2. O Movimento – forma de relação, expressão e comunicação;
  3. O Jogo – lúdico, simbólico, socialização, inteligência, estratégia, habilidades e regras.

Preconiza-se, assim, o desenvolvimento lúdico, saudável e integral das capacidades motoras das crianças.